quarta-feira, 25 de maio de 2011

4.

TODAS AS HISTÓRIAS  CONTADAS  E AS POR CONTAR VAZAM DA IMAGINAÇÃO SUPREMA. POIS NÃO POSSO ACEITAR  AS TEORIAS DE QUE OS CONTOS SÓRDIDOS E OS DESVIOS LAMENTÁVEIS REPRESENTEM REAIS AFRONTAS AOS PLANOS ORIGINAIS, COMO SE DETIVÉSSEMOS, EM NOSSO ZIGUEZAGUEAR INCONSCIENTE, A CAPACIDADE DE FRUSTRAR  DEUS. PENSO QUE O MAL E O BEM SÃO PARTE MISTERIOSA DA MESMA INTENÇÃO.  AQUI COMEÇA  A QUESTÃO: COMO SUPORTAR UM DEUS QUE EXISTE AINDA MAIS DO QUE DESEJARÍAMOS?

ESSE SER TODO-PODEROSO ESTÁ NA BÊNÇÃO, CUJA AUTORIA NÃO TARDAMOS EM RECONHECER, BEM COMO NA ESCASSEZ TREMENDA, NO SOFRIMENTO ALEATÓRIO, NA MORTE SÚBITA E “INJUSTA”...  NOS DESCAMINHOS QUE NOS HABITUAMOS A ESTABELECER COMO OBRA DO INIMIGO.

MISTÉRIO DOS MISTÉRIOS.

SENDO SENHOR  ABSOLUTO DO BEM E DO MAL,  DEUS TRANSCENDE O MAL, MAS TAMBÉM SE ENCONTRA  ALÉM  DO  BEM. DEUS  É  MAIS QUE BOM. DEUS É.
É CAVALHEIRO, JÁ QUE ME CONVIDA  DE  MODOS SUTIS E INDIRETOS.  SELVAGEM, POIS SUA PAIXÃO POR MIM É TAMANHA, QUE TENTA TODAS  AS  MANEIRAS A SEU ALCANCE -- E ESTAMOS FALANDO DO ALCANCE DE  DEUS...  MAS DIZÊ-LO UM “CAVALHEIRO SELVAGEM” É TÃO CORRETO E INSUFICIENTE QUANTO ROTULÁ-LO “PRÍNCIPE DA PAZ”, “PAI” OU QUALQUER OUTRO QUALIFICADOR . QUANDO DEUS SE MANIFESTA A MOISÉS COMO “EU SOU O QUE SOU”, ESTÁ OFERECENDO O MAIS PRÓXIMO DE UMA DEFINIÇÃO POSSÍVEL, NUMA ÉPOCA E CULTURA EM QUE AINDA NÃO HAVÍAMOS ESQUECIDO QUE O NOME DE UM SER É EXPRESSÃO SIMBÓLICA DE SUA ESSÊNCIA. PARA  A TAREFA DE DELIMITAR COM CERCAS DE PALAVRAS A NATUREZA DE DEUS, “O SER” SERIA ESTÁTICO DEMAIS. “EU SOU ISTO ” OU “AQUILO” FARIA DELE UM SUJEITO RELATIVO EM UM UNIVERSO DE SUJEITOS RELATIVOS, PASSÍVEIS DE SE TORNAR OBJETOS EM CERTOS CONTEXTOS.  NÃO,  ESSE DEUS DESCONCERTANTE  DIZ  SIMPLESMENTE QUE ELE É O QUE É.  ALIÁS, DIZ MAIS. NA LÍNGUA DE FOGO EM QUE FORAM ESCRITOS OS LIVROS INICIAIS, O QUE O PROFETA ESCUTA  É UM DEUS  QUE É,  FOI E SERÁ O QUE É, FOI E SERÁ. SE ISSO NÃO SIGNIFICA QUE DEUS É TUDO EM TODOS, DURANTE TODO O TEMPO, ENTÃO SIGNIFICA O QUÊ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário