coletivos, grupos sem centralização ou hierarquia que gestam coisas belas, úteis, inúteis, curiosas, assombrosas, blá.
crowd sourcing, comunidade virtual descentralizada de pessoas interessadas no desenvolvimento de programas informáticos, ou no conteúdo de certos sites, wiki.
creative commons, copyleft, ressignificação do direito de propriedade intelectual, afinal o direito é do "criador" individual?, que é fruto da sociedade que o instruiu, educou, contextualizou... ou da comunidade humana, da História, que sempre se alimentou das coisas feitas para fazer novas coisas?
se minha mente se estende para ser mais humana, se se estende por lápis, laptops, fones de ouvido, vitrolas, se minha memória se estende em livros e ipods e hds, se me estendo em cinema, luneta, microscópio, sonar, espectroscópio, microfone, sondas, hubbles, robôs... se sou ciborgue desde a invenção da escrita e portanto minha mente é mais coletiva do que estou disposto a admitir...
e então? como posso brigar pelo meu ou o seu direito de limitar a infinidade com cercas feitas de cê-ene-pê-jotas?
observação tardia: ciborgue desde a invenção da escrita? que nada! pelo menos desde que surgiu o primeiro instrumento, seja lança, pedra de jogar, flauta de osso ou o quê!
Nenhum comentário:
Postar um comentário